Eu considero Robin Williams e John Travolta bons atores. Sério. Ambos já tiveram atuações ótimas em suas carreiras. Mesmo assim posso reconhecer tranquilamente um fato que para muitos é inegável: eles já fizeram muita tralha, atingindo o ápice em filmes como A Reconquista (para Travolta) e coisas como Flubber (para Williams).
Então eis que surge a notícia de que eles estarão juntos em um filme (medo), uma comédia (medo²), da Disney (medo³). O resultado é esse Surpresa em Dobro (Old Dogs), um filme que é muito do que já se esperava, mas mesmo assim consegue ser aproveitável.
No filme, Dois grandes amigos - um divorciado sem sorte no amor (Robin Williams) e um solteiro divertido (John Travolta) - têm a vida virada de cabeça para baixo quando, inesperadamente, ficam responsáveis por cuidar de gêmeos de sete anos quando estão prestes a realizar o maior negócio de suas vidas. Os dois, que não entendem nada de crianças, esforçam-se para cuidar dos gêmeos (os novatos Ella Bleu Travolta e Conner Rayburn), o que resulta em uma confusão atrás da outra e talvez em uma nova e recém descoberta do que é realmente importante na vida.
Esse trecho final da sinopse parece ser uma parte básica de todos os chamados filmes “familiares” lançados nos últimos anos, isso não é necessariamente algo ruim, mas às vezes isso é feito de forma tão parecida nos filmes que chega a ser constrangedor.
Outra certeza é que alguma nuvem sinistra pairava sobre esta produção. Seu lançamento nos cinemas nos EUA foi adiado um ano (aconteceu em novembro de 2009) por conta de duas mortes - de um dos atores, Bernie Mac ("Onze Homens e um Segredo"), que atuou aqui pela última vez, e do filho de Travolta, Jett. Além disso, Robin Williams teve problemas de saúde e foi submetido a uma cirurgia de emergência.
A história consegue divertir, ainda que volta e meia apele para piadas óbvias como personagens levando boladas ou sendo atingidos nas partes baixas, mas o elenco segura bem esses problemas.
John Travolta está longe do seu máximo aqui, mas faz um bom trabalho, ele teve a sorte de não ter envolvimento nas piadas mais físicas do filme (a maioria ficou com Williams), o que tornou seu trabalho, digamos, mais “fácil”, mesmo assim ele anda precisando rever alguns conceitos na escolha de seus projetos. Robin Willians aqui é o Robin Williams de Licença para Casar, de Férias no Trailer e de Candidato Aloprado, ou seja, competente, mas nada marcante como em seus grandes filmes.
O elenco de apoio conta com o divertido Seth Green a participações pequenas mas engraçadas de Matt Dilon (Crash), Justin Long (Arraste-me Para o Inferno) e do já citado Bernie Mac.
No fim, não dá pra dizer que sobra muito de Surpresa em Dobro (um título nacional até que razoável), é pra família mesmo, aquela tarde de domingo em que ninguém tem mais nada pra fazer. Basta não ver esperando uma nova obra-prima da comédia que você vai se divertir.
Surpresa em Dobro
Postado por
Lineker Araújo
on quinta-feira, 1 de abril de 2010
Marcadores:
Crítica
0 comentários:
Postar um comentário