
1# Amadeus (1984)
Nove anos depois de realizar o tambem maravilhoso Um Estranho no Ninho, Milos Forman fez esse que certamente é o melhor filme já feito sobre esse sentimento que já causou tantos males ao mundo: a inveja.
Coroado pelas atuações irretocáveis de Tom Hulce e (mais ainda) F. Murray Abrahan, esse filme faz com que 3 horas diante de uma projeção consigam despertar sentimentos no espectador que muito drama atual muito mais fácil de entender não consegue. Sem contar que ao longo do filme são apresentadas algumas das grandes obras do genial Mozart.

2# À Espera de um Milagre (1999)
Ahh...Stephen King. Talvez nenhum escritor tenha feito mais (para o bem ou para o mal) pelo cinema. Infelizmente dentre as muitíssimas adaptações já feitas de suas obras, poucas se sobressaem, mas em compensação se sobressaem muito. Esse filme (um carregado drama, bem distante do estilo da maioria das histórias criadas por King) foi dirigido pelo responsável por duas outras incríveis adaptações de King (a outra obra-prima Um Sonho de Liberdade e o terror de alto nível O Nevoeiro): Frank Darabont, diretor que produz pouco, mas produz muito bem.
Tom Hanks brilha à frente de um elenco muito bem entrosado, mas é o gigante Michael Clarke Duncan que fica na memória, esse sem dúvida foi um papel feito para ele.

3# A Lista de Schindler (1993)
Isso já foi dito diversas vezes, mas é que irrita mesmo: antes desse filme, Steven Spielberg já tinha dirigido E.T; A Cor Púrpura; Contatos Imediatos de Terceiro Grau; Os Caçadores da Arca Perdida; Império do Sol e Tubarão (entre outros, claro) e só com esse filme ele foi reconhecido pelo Oscar. Mas tambem, se tivesse perdido, seria melhor a Academia ter fechado as portas.
Sim, eu tambem acho que o Oscar não é sinônimo de qualidade, mas erros como A Cor Púpura perder para Entre dois Amores são irritantes.
A Lista de Schindler é o filme que Spielberg tinha que fazer, especialmente para sí mesmo. Pois é um tema referente à sua história pessoal. Essa filme possui algumas das qualidades mais incríveis que se tem notícia: a perfeita fotografia em preto-e-branco; a trilha do mestre Jedi John Williams; as atuações de Liam Neeson e Ralph Fiennes e acima de tudo a direção e a história impecáveis.

4# Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)
Como não gostar de Forrest Gump, a história do aparente idiota que demonstra uma sabedoria invejável. Inverossímil? sim, sem dúvida, mas nesse caso isso consegue ser uma qualidade. O time de coadjuvantes ampara muito bem a (eh..esse blogueiro adora rankings) melhor atuação da história. Tom Hanks É Forrest Gump, nesse filme ele tem que ser pescador, jogador de futebol americano, de pingue-pongue, soldado e muito mais...e convence em tudo isso.

Spielberg é mestre! Um exemplo impecável de um bom filme familiar. A relação de amizade do pequeno Elliot com o feioso porem adorável E.T é de dar inveja a muita gente. A trilha sonora, do tempo que elas ficavam na mente depois que o filme acabava, é mágica como todo o filme.
0 comentários:
Postar um comentário